Exibir tatuagens pelo corpo é sinônimo de estilo e personalidade. Cada vez mais mulheres aderem às tattoos para expressar criatividade, eternizar momentos ou homenagear pessoas e pets em forma de desenhos na pele.
A técnica é democrática e atende aos mais variados gostos: desde as mulheres mais ousadas até as mais delicadas. Mas independentemente do estilo, os desenhos sempre têm significados importantes para quem decide tatuar a pele. E 2020 promete trazer muita inspiração, novidade e até retomar o que era moda há anos.
Para te dar uma forcinha na hora de escolher a nova – ou a primeira – tattoo, reunimos várias dicas e tendências de tatuagens femininas para 2020.
Primeira tatuagem
A decisão de fazer a primeira tatuagem deve ser muito bem pensada. Para isso, existem dicas importantes que vão te ajudar:
Desenho:A tatuagem vai ser uma marca registrada para sempre no seu corpo. Você quer homenagear uma pessoa, mostrar seu amor pelos pets ou prefere desenhos e frases? Pesquise bastante, tanto os designs quanto os significados, e veja qual proposta tem mais a ver com você. Decida se a tattoo vai ser colorida ou preta e branca, e qual parte do corpo pretende fazê-la. Observar o acervo do tatuador e trocar ideias com ele também pode te ajudar a ter mais inspiração.
Tatuador: A sua pele vai ser como uma tela e a obra de arte deve ser pintada por um verdadeiro artista. Para o desenho ficar perfeito, o tatuador deve ser experiente e confiável. A escolha de um ótimo profissional garante que tudo saia conforme seu planejamento. Observe o estilo e os traços que o artista costuma trabalhar, além da higiene do estúdio.
Onde tatuar: Uma das maiores dúvidas é qual parte do corpo tatuar. A pessoa perfeita para te ajudar nesta missão é o tatuador. É ele quem vai te indicar a região mais adequada que vai combinar com o desenho escolhido. Um profissional capacitado vai garantir que o procedimento seja realizado com total segurança.
Intensidade da dor – Fraca: Existem partes do corpo que doem menos, e a explicação está na quantidade de gordura e músculos existentes na região. Nestes locais, a sensibilidade é reduzida e a dor se torna muito mais suportável. Algumas dessas áreas são:
- parte da frente dos ombros;
- lateral do bíceps;
- antebraço;
- pulso;
- glúteos;
- lateral e posterior das coxas;
- panturrilha.
Intensidade da dor – Média: São regiões um pouco mais doloridas por possuírem pouca pele, muitos nervos e ossos. Mas tatuadores e tatuados garantem: a dor é totalmente suportável. Alguns exemplos são:
- parte de trás dos ombros;
- parte da frente das coxas;
- tornozelos.
Intensidade da dor – Forte: Em outros locais do corpo a pele é mais fina, ou a área fica muito próxima a nervos e glândulas do sistema linfático. Esses fatores aumentam consideravelmente a sensibilidade. Tatuar nessas regiões exige muito mais tolerância a dor do tatuado:
- pescoço
- clavícula;
- peito;
- cotovelos;
- mãos;
- costelas;
- quadril;
- parte interna das coxas;
- joelhos;
- pés.
Estilos
As técnicas de tatuagem ficaram cada vez mais modernas com o passar do tempo. Existem diferentes estilos para os mais variados gostos. A tendência para 2020 são as tattoos delicadas. Mas elas podem ser feitas nos mais variados traços. Veja qual combina mais com você:
Old School
É um estilo retrô, que se popularizou na década de 1980. A marca registrada são os traços fortes e pretos, com cores limitadas em vermelho, azul, amarelo e verde. Os desenhos são bem autênticos, com uma mistura de elementos para compor o design. Andorinhas e cactos vão virar febre em 2020.
New School
A técnica tem uma inspiração mais hype e inovadora, em tons psicodélicos, brilhantes e muitas cores. Os desenhos vão desde os mais clássicos até os mais urbanos, em 3D e sombreado. Nesse estilo, as tatuagens de animais e personagens estarão em alta em 2020.
Fineline
É uma técnica minimalista, com traços finos, delicados e cheios de detalhes. As tattoos podem ser tanto coloridas, quanto em preto e branco. Os desenhos mais procurados serão os raminhos de flores, frases e animais.
Aquarela
O estilo é marcado pela mistura de cores, que permite desenhos fluidos, suaves e vibrantes, com sensação de movimento. Mais uma vez, os desenhos de animais ganham destaque.
Realista
Os traços são complexos e bem sombreados, geralmente em preto e branco. A tatuagem realista é muito usada para homenagear pessoas com exatidão. Assim como as outras técnicas, a escolha de um bom tatuador é muito importante. Se você optar pelo realismo, escolha bem a foto que deseja reproduzir, para que a tatuagem seja fiel à imagem.
Pontilhismo
É uma técnica originária do Japão, que também dá sensação de movimento e realismo à tatuagem. A moda serão as mandalas cobrindo a mão ou fechando o braço.