A menopausa é conhecida como a última menstruação da mulher – ou o período em que a menstruação começa a parar de vir. Ela costuma acontecer entre os 48 até mais de 50 anos de idade, a sua causa principal é a interrupção da produção de hormônios femininos pelos ovários.
O climatério é conhecido como o período de transição em que se passa da fase reprodutiva para a fase depois da menopausa. Assim, ela acontece durante o período do climatério. Existem menos funções ovarianas, que fazem com que os ciclos menstruais acabem ficando irregulares, acabando por completo após um tempo.
Veja aqui mais sobre o suplemento indicado para quem está na menopausa: Max Amora!
Quando é considerado menopausa precoce?
A menopausa é considerada precoce quando acontece antes dos 40 anos de idade. Não existe uma causa principal, porém, sugere-se que acontece por causa de origem genética, por origem autoimune, infecciosa e depois de alguns tratamentos de saúde.
Estágios da menopausa
Pré-menopausa
O período em que o corpo da mulher começa a se preparar para não ser tão fértil, começa a se reduzir a produção de hormônios. Começa a se sentir a fase do climatério, perto dos 40 anos de idade, assim, a mulher ainda menstrua e a duração desse período é em média de 6 até 8 anos.
Geralmente não há sintomas, porém, quando esses começam são chamados de perimenopausa.
Perimenopausa
O período intermediário da menopausa até o primeiro ano após menopausa. No geral, é nesse momento que os primeiros sintomas do climatério começam como a irregularidade menstrual, calorões e também problemas no sono e no humor, acabando quando se finaliza um ano sem menstruação.
Pós menopausa
Já o período de pós menopausa começa 1 ano depois da última menstruação, durando até o fim da vida, O período começa e dura até cinco anos, porém, em sua fase mais avançada, pode acontecer a osteoporose e se ter maior índice de doenças cardiovasculares. É comum também que aconteça a atrofia vaginal, que gera dores durante a relação e secura local.
Principais causas da menopausa
- Declínio natural dos hormônios reprodutivos: com a chegada dos 30 anos, os ovários geralmente começam a produzir menos estrogênio e progesterona – os principais hormônios que regulam a menstruação -, diminuindo assim a fertilidade. Com os 40 anos, os períodos da menstruação ficam tanto mais curtos como mais longos. É por volta dos 50 anos que os ovários deixam de produzir óculos e assim, não acontecem mais menstruações;
- Histerectomia: a retirada do útero por completo ou uma parte dele, não necessariamente tira os ovários. É normal que a mulher não tenha mais menstruação, porém, os ovários ainda estarão produzindo estrogênios e progesterona, tendo alguns sintomas inicias de menopausa;
- Quimioterapia e radioterapia: esses tratamentos podem induzir a menopausa, gerando assim alguns sintomas como as ondas de calor durante todo o período de terapia;
- Insuficiência ovariana primária: mais ou menos 1% das mulheres sofrem da menopausa antes dos 40 anos de idade. Isso pode gerar insuficiência ovariana, as medidas que podem ser tomadas são poucas.
Quais são os sintomas de menopausa?
A primeira fase da menopausa é conhecida como climatério, onde uma série de sintomas costumam acontecer, como ondas de calor – chamadas também de fogachos. Assim acontece o aumento do sangue nas regiões do corpo, causando até mesmo vermelhidão na pele.
Além disso, é comum que se sinta:
- Alterações menstruais;
- Coceira e vagina seca;
- Diminuição de libido;
- Redução dos seios e perda de sua firmeza;
- Suador noturno;
- Problemas para dormir;
- Alterações de humor, ansiedade, irritação e depressão;
- Ganho de peso;
- Pele seca e cabelos reduzidos;
- Menos elasticidade da pele;
- Dores frequentes de cabeça;
- Aumento de chances de osteoporose.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da menopausa geralmente é feito pela dedução dos sinais e também com a chegada da idade média. Algumas vezes, são feitos exames de sangue para a verificação da chegada da menopausa. Nele são avaliados o hormônio folículo estimulante, estrogênio e também o hormônio estimulante da tireoide.
Como é feito o tratamento da menopausa?
Um processo natural do organismo feminino, não há nenhum tratamento que impeça que aconteça. Porém, se a mulher sofre demais com os sintomas, existem algumas opções indicadas:
- Reposição hormonal: tratamento mais indicado para tratar as ondas de calor e outros sintomas;
- Aplicação de estrogênio;
- Medicamentos não hormonais;
- Fitoterapia;
- Homeopatia;
- Acupuntura.
Os medicamentos mais indicados para tratar a menopausa são: Acetoflux, Depo-Provera e Estriol.
A menopausa pode causar alguns problemas no organismo caso não seja acompanhada por um médico específico, como é o caso de doenças cardiovasculares, osteoporose, incontinência urinária e ganho de peso.