O jovem estagiário SENAC representa a união de duas importantes iniciativas para o futuro dos jovens brasileiros. O Jovem Aprendiz SENAC oferece aos funcionários contratados como estagiários benefícios como treinamento vocacional combinado com desenvolvimento profissional.

Como funciona o programa Jovem Aprendiz Senac?

O programa Jovem Aprendiz surgiu da Lei da Aprendizagem, uma lei que se aplica em todo o país. Em empresas de médio e grande porte com mais de 5 funcionários, 5% a 15% dos funcionários classificados como estagiários devem ser empregados.

Dessa forma, o trabalho dos menores é legalizado, o recrutamento de pessoas nesse perfil é promovido e o crescimento pessoal e profissional desses jovens. Porque o primeiro emprego pode ser difícil para os jovens.

As empresas que aderem à lei devem contratar de acordo com a disponibilidade em seus funcionários. Oferecer benefícios tributados no decreto e pode fornecer monitoramento teórico. Como é o caso do Jovem Aprendiz SENAC , que une prática e teoria.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma instituição privada sem fins lucrativos. Funciona como uma escola de treinamento para profissionais, focada principalmente no comércio de bens, serviços e turismo.

A instituição está presente em mais de 2.200 municípios e possui uma infraestrutura capaz de treinar milhares de profissionais anualmente. Oferecendo cursos de nível básico, com oficinas e palestras. Até cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.

Ser um jovem aprendiz significa ter a oportunidade de entrar no mercado e aprender as primeiras lições da futura profissão. O principal objetivo do projeto é promover a inclusão social por meio de qualificações profissionais, onde o jovem já adquire a primeira experiência profissional.

Embora essa não seja a norma, no final do programa, muitas empresas contratam aprendizes acima da média e comprometidos com seu trabalho. Dessa forma, o programa júnior também é uma oportunidade para você crescer dentro da empresa.

Quem pode ser inscrever?

Como regra, a seleção de quem pode se inscrever no Jovem Aprendiz do SENAC é baseada em:

  • Jovens entre 14 e 24 anos;

  • Estudantes do ensino médio;

  • Pessoas que já concluíram o ensino médio.

Como se inscrever?

O jovem que deseja se inscrever no Jovem Aprendiz SENAC deve primeiro se inscrever para as vagas das empresas parceiras da instituição de ensino. O próprio empregador encaminha o funcionário ao SENAC e permite que ele receba treinamento financiado pelo contratado. Algumas empresas participantes desta iniciativa são:

  • Famosa coca cola;

  • Banco do Brasil;

  • Petrobrás;

  • Correios;

  • Nestlé;

  • Vivo;

  • Carrefour;

  • É muitas outras empresas de pequeno, médio e grande porte que participam do programa.

O mais indicado é procurar uma unidade do SENAC na sua região e solicitar a lista de empresas parceiras, prestando atenção ao processo de seleção do Jovem Aprendiz.

Benefícios e Remuneração

A maior vantagem para o jovem aprendiz SENAC é a possibilidade de treinamento totalmente gratuito, além do curso de qualificação a experiência profissional de estudar e aprender em uma das melhores instituições de ensino do Brasil. O nível de educação a ser aplicado depende da organização.

No entanto, geralmente é oferecido um curso técnico. Dessa forma, o aprendiz combina suas realizações profissionais com a formação acadêmica. Existem outros benefícios sob a lei que devem ser garantidos pela empresa

Como por exemplo:

  • FGTS;

  • Férias;

  • Vale-transporte;

  • Auxílio alimentação depenendo da empresa pode ou não fornecer vale alimentação, em alguns casos o aprendiz almoça na empresa;

  • Horário de trabalho: 4 a 6 horas por dia.

O salário é calculado com base nas horas trabalhadas mensalmente, incluindo as aulas teóricas e o repouso semanal remunerado e feriados, por isto que se diz que todo jovem aprendiz recebe salário referente às horas trabalhadas.

O tempo diário na empresa não deve prejudicar o desempenho acadêmico dos jovens. Tudo isso para que o jovem tenha tempo para estudar e contínue desenvolvendo a sua vida acadêmica, o programa de aprendizado incentiva que o jovem estude, ser qualifique e trabalhe ao mesmo tempo.

Todos nós sabemos o quanto a primeira experiência profissional é díficil, principalmente se você está começando agora e não possui nenhuma qualificação profissional, com o programa de aprendizado, você consegue o seu primeiro registro em carteira, realiza o curso de qualificação e capacitação profissional inteiramente focado na sua área de atuação dentro da empresa.

Você vai aprender na teoria na prática como funciona o mercado de trabalho, todo o seu periodo de aprendizado dentro da empresa vai ser monitorado pelo o seu tutor, que vai te orientar na realização das tarefas diárias.

Portanto, verifique quais empresas da cidade contratam mais aprendizes durante o ano. Crie uma lista de nomes, números de telefone, sites e endereços de e-mail de contato para cada um deles. Use esta lista para encontrar informações sobre como essas empresas oferecem suas vagas.

Independentemente do campo de atividade da empresa, o programa oferece uma boa oportunidade para o desenvolvimento profissional. Em caso de dúvida, um teste de aptidão pode ajudar muito na avaliação de suas habilidades e interesses profissionais.